sexta-feira, 1 de maio de 2009

De volta a casa...

De volta a casa, terra de muita água por via do rio e do mar!

É uma cidade pequena a Figueira da Foz (cerca de 40.000 hab.), e já teve direito a trono enquanto "rainha das praias", no tempo em que o mar se via ali mesmo à beirinha dos edifícios.

http://maps.google.pt/maps?f=&hl=pt&geocode=&q=figueira+da+foz&ie=UTF8&ll=40.150275,-8.853436&spn=0.066655,0.110378&t=h&z=13

Hoje a realidade é outra mas, a intensa luz atlântica, de uma intensidade única por estas paragens, mantém-se, o que nos redime das quatro variantes meteorológicas diárias, de Verão ou de Inverno.

Entre ícones de outras épocas, a torre do relógio, edifício de arquitectura típica do Estado Novo e que foi, à época (1942), um elemento de controvérsia dada a sua modernidade, é hoje um elemento indissociável da "praia da claridade" ou "rainha das praias de Portugal" (originalmente esta torre albergava um mecanismo Roamer, de fabrico Suíço)...

...ombreando com outras construções, também elas de uma modernidade própria do seu tempo e que igualmente deixarão a sua marca na paisagem.

Tantas vezes, essa marca seria dispensável ou, na melhor das hipóteses, impressa de uma forma mais enquadrada e harmoniosa. 

Enfim, o sol, omnipotente e omnipresente, e que apesar de tudo continua a ser para todos,  sempre arranja um cantinho para mostrar o seu esplendor.